segunda-feira, 26 de setembro de 2011

LER é um prazer!

Ler ou escrever?
Escrever é interessante. Eu fico aqui, de bobeira, observando as pessoas, o que elas fazem, falam, afinal, tudo isso me serve de inspiração. Mas escrever não é só isso. É externalizar um pensamento, uma vontade contida, algo que está lá no fundo gritando para sair, ansiando ver a luz do dia. Ou da lâmpada se for durante a noite.
Eu sempre me pego pensando nos meus escritores favoritos. Como eles fazem isso? Como pensam isso? Ou ainda, Nossa! Como eu gostaria de escrever assim! Eu sei o segredo deles. Eles não são bruxos letrados que conjuram feitiços em que uma estória se materializa na sua frente. Não! Eles leem, estudam, pesquisam.
            Pois bem, antes de escrever, antes de querer escrever se deve ler, ler muito, ler até os seus olhos caírem para trás, e não se preocupe pois na manhã seguinte eles estarão no lugar. Ah, e não deixe que alguém o interrompa. Se programe para ler, por que se tem uma coisa que eu aprendi em todos esses anos é que se a leitura for interrompida, só no dia seguinte. Vá caminhar, vá tomar leite, ouvir música, vá ao banheiro. Pode ir, deixe a leitura para o dia seguinte, mas fique com ela na cabeça, deixe-a circundando seus pensamentos. “O que vai acontecer?”, “Será que ele é o homem certo para o trabalho?”, “Por que deixaram isso acontecer?”
            Como disse, escrever é interessante, mas importante, importante mesmo, é ler, conhecer novos mundos, novas linguagens, novos tudo. Acho que é por isso mesmo que escrevo, ou melhor, acho que é por isso mesmo que leio... Ah deixa pra lá, exercite-se, escreva, leia, escreva e leia de novo. Faça isso com vontade, e lembre-se de apagar a luz antes de dormir, ou vá ler no sofá, pois se você ler na cama pode ser que a pessoa ao seu lado queira dormir e não ler. Então nessa hora aproveite e conte a ela uma estória...

João Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário